MASSAGEM BALINESA : MIX DE TÉCNICAS E PREPAROS EXÓTICOS QUE CONDUZEM A UM RELAXAMENTO PLENO

| Ingrid Belohuby | Técnica em Estética; Pós-graduada em Estética e Dermocosmética pela Faculdade Inspirar.

Uma das melhores maneiras para driblar o estresse do dia a dia e a agitação do dito mundo moderno, em que temos pouco tempo para muitos compromissos, o que sem dúvida causa exaustão física e mental, é recorrer a uma boa massagem.

E, se a escolha for a massagem balinesa, então…. você ficará novinho em folha.

Mas, o que, afinal, é a massagem balinesa?

É uma técnica originária da Indonésia, especificamente da exótica Ilha de Bali, uma das milhares de ilhas que formam a República da Indonésia, que lhe dá o nome. Também pode ser chamada de massagem Ballotinn ou Massagem de Bali.

Origina-se da medicina tradicional ayurvédica indiana, com matizes das terapias chinesas. Consiste em uma combinação da massagem clássica ou sueca, de movimentos longos de deslizamento das mãos, com as influências indianas e chinesas, além de movimentos de digitopressão, semelhantes ao shiatsu e à reflexologia, de origem japonesa.

Enfim, um mix de técnicas que não só melhora o corpo a nível terapêutico, eliminando tensões mais profundas do tecido muscular, como também busca o relaxamento total do corpo e da mente. Consegue agradar tanto aos amantes dos movimentos longos da massagem sueca como quem adora shiatsu,  porque acaba sendo uma combinação perfeita destas técnicas.

Fazer uma composição de ambiente com luz amena, velas e essências aromáticas e música suave remetem ao exotismo que a massagem emana e completa o cenário perfeito para a execução.

Por meio da aplicação dessa técnica consegue-se dissolver qualquer tipo de tensão profunda, levando a um estado de relaxamento total.

A associação de óleos vegetais com óleos essenciais, pressões e movimentos manuais diversos, por meio da manipulação dos músculos, ativa o sistema linfático e a circulação sanguínea  e melhora a condição da pele, inclusive,  no quesito hidratação. 

Essa massagem é, ao mesmo tempo, relaxante, porque age nos pontos de tensão do corpo, e revigorante, por estimular a circulação sanguínea e oxigenação dos tecidos, além de desbloquear energias estagnadas, um dos objetivos do shiatsu. Trabalha-se também com o alongamento dos membros superiores e inferiores, visando o total relaxamento e equilíbrio do corpo, movimentos esses que são oriundos da massagem thailandesa.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ANDRADE, M. M. Massagem Relaxante. IMEC. 2004.

BARROS, L. C. DE Massagens para o Corpo Shiatsu e Do-In. Editora Caras. 2004

BARROS, L. C. DE Massagens para os Pés Reflexologia. Editora Caras. 2004

FELICE, W. DE Massagem Relaxante. Editora Melhoramentos Ltda. 2005

DOMENICO, G. DE e WOOD, E. C. Técnicas de Massagem de Beard. Editora Manole Ltda. 1998

  1. PIERCE SALGUERO Enciclopédia de Massagem Thai. Madras Editora Ltda. 2010

https://beleza.umcomo.com.br/artigo/como-e-a-massagem-balinesa-23579.html acesso em 24/01/2020

http://www.cursosmassagem.com.br/massagemsueca.php acesso em: 24.01.2020

Deixe um Comentário